O QUE É?
O SAMBA é um servidor e um conjunto de ferramentas que permite que máquinas Linux e Windows se comuniquem entre si, compartilhando serviços (arquivos, diretório, impressão) através do protocolo SMB (Server Message Block)/CIFS (Common Internet File System), equivalentes a implementação NetBEUI no Windows.
Ele também pode ser utilizado como um controlador primário de domínio (PDC), servindo como um servidor de autenticação para os clientes Windows.
Na maioria dos casos o controle de acesso e exibição de diretórios no samba é mais minucioso e personalizável que no próprio sistema da Microsoft.
Sendo assim, O SAMBA é uma das soluções em ambiente UNIX capaz de interligar redes heterogênea.
BREVE HISTÓRIA
Seu desenvolvimento foi iniciado porque houve a necessidade de montar um volume UNIX em uma máquina DOS. Seu criador Andrew Tridgell criou um sniffer de pacotes com o objetivo de analisar e entender o tráfego de dados em uma rede NetBIOS. Após o compreendimento, realizou sua implementação no Linux sobre o protocólo SMB. Isto fez com que o servidor Unix fosse apresentado com um servidor de arquivos Windows em seu PC com DOS.
Este código foi publicado em 1992, em seguida Andrew decidiu deixar o projeto estacionado. Dois anos mais tarde, ele tentou conectar o PC de sua esposa em seu computador com Linux, e descobriu que a documentação dos protocólos SMB e NetBIOS haviam sido atualizadas. Foi então que ele voltou a dedicar-se ao projeto.
INSTALANDO O SAMBA
O samba está disponível sob a licença GNU (GNU is not Unix) e é portanto um software livre. A grande maioria das distribuições já o incluem, entretanto, é possível que você o obtenha do site oficial – www.samba.org. Se você é um usuário Debian, ou possuí uma distribuição derivada deste poderá digitar o seguinte comando no terminal para efetuar a instalação:
| # apt-get install samba smbclient smbfs
|
Se você baixou o código fonte deverá primeiramente descompacta-lo:
Nota: {VERSION} deverá ser substituído pela versão do aplicativo.
| # tar -zxvf samba-{VERSION}.tar.gz
|
Neste momento, entre no diretório em que o source foi criado e execute os seguintes comandos:
| # ./configure
# make && make install
|
REFERÊNCIAS
- http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Micro-curso-Samba
- http://mlsvicente.blogspot.com.br/2007/10/controlador-de-domnio-com-samba-e.html
- http://www.hardware.com.br/artigos/samba-dominio/
- http://www.infowester.com/linuxsamba.php
- http://www.samba.org/samba/docs/man/Samba-HOWTO-Collection/IntroSMB.html#id2551356
- http://www.guiafoca.org/cgs/guia/avancado/ch-s-samba.html