PHP ou Pré processador de hypertexto nada mais é do que a linguagem do lado servidor mais utilizada na web.
Em 1994 devido ao seu potencial e simplicicidade obteve grande aceitação da comunidade de webmasters.
PHP permite fácil integração com marcações HTML. Inúmeras funções para a exploração de bases de dados de maneira fácil, sem complicações.
Poderíamos efetuar a comparação de dizer que PHP e ASP são linguagens parecidas em quanto à potência e dificuldade se bem que a síntese pode diferir sensivelmente. Algumas diferenças principais podem, mesmo assim, mencionar-se:
- PHP, foi projetado inicialmente para sistemas UNIX, por mais que hoje este seja multiplataforma.
- ASP, está disponível apenas em Windows – especialmente NT – pois é uma tecnologia Microsoft.
- PHP têm uma filosofia totalmente diferente e, com um espírito mais generoso, é construído progressivamente por colaboradores desinteressados que implementam novas funções em novas versões da linguagem.
- ASP realiza numerosas tarefas servindo-se de componentes (objetos) que devem ser comprados (ou programados) pelo servidor a determinadas empresas especializadas.
Enfim este pequeno guia, tem por fim todos os que quiserem começar do zero na aprendizagem desta linguagem ou que estejam à procura direta de sua utilização em projetos pessoais de websites.
Os capítulos são bastante simples, utilizando uma linguagem clara acessível a qualquer pessoa não familiarizada com a programação.
Entretanto, pode haver a necessidade de fontes externas para algum outro esclarecimento. O mais importante é estudar os capítulos passo a passo, não tente ir direto ao último capitulo, não passe para outro capítulo caso não tenha-o entendido.
Sinta o poder do PHP!