Ver código-fonte no GitHub
Elisete dos Santos Cercal

Esposa e mãe vivendo em Berlim, Alemanha

Vamos morar em Munique na Alemanha

Mudar é sempre bom! Sim, mas nem sempre. Aqui vamos fazer o relato das nossas experiências migrando e vivendo na Alemanha, vamos falar muito mais sobre Munique - que é onde vivemos agora - nossas dificuldades e como as enfrentamos. Uma família de três pessoas, dois adultos e uma criança de dois anos, que não conheciam nada do idioma alemão e muito menos sobre a cultura do país, buscando realizar um sonho de viver experiências únicas e transformadoras.

Migrar para outro país sempre esteve em nossos planos pelo simples fato de viver uma cultura diferente da nossa, mas sabíamos que não seria algo tão simples e maravilhoso, mesmo assim estávamos dispostos a deixar nossas vidas para trás nem que fosse por alguns anos para concretizarmos este sonho.

Entretanto, nosso foco inicial não era vir para a Alemanha, olhávamos para Nova Zelândia ou Austrália e já havíamos pesquisado muito sobre esses países, no entanto, fomos surpreendidos pela oportunidade de migrar para a Alemanha. Você pode ler um pouco mais sobre o início desta jornada neste post.

Nos deparamos com o sonho ali na nossa frente, uma proposta de emprego que mudaria nossos dias. Meu marido - após uma série de entrevistas - recebeu uma proposta de emprego para trabalhar em Munique na Alemanha como Engenheiro de Software em uma grande empresa com foco em transporte chamada FlixBus. E daí surgiu a pergunta:

O que você acha de nos mudarmos para a Alemanha? Bem, nós respondemos, por que não? Mesmo sabendo que não é o país dos nossos sonhos, principalmente por conta do frio e do idioma local, por que não tentar a vida na Alemanha?

Organização nunca é demais

Decidimos então que, seria uma boa oportunidade e que teríamos muito trabalho pela frente, portanto começamos a nos organizar. Dentre as coisas que fizemos, uma que nos ajudou muito foi a criação de tarefas que teríamos que completar para chegarmos ao nosso objetivo. Usamos na época para este fim, um aplicativo chamado wunderlist, se você for começar hoje recomendaria o trello (apenas uma preferência pessoal, visto que você pode usar qualquer aplicativo de lista de tarefas).

Vamos tentar fornecer para você alguns exemplos de itens desta lista, obviamente nossa lista era muito extensa e continha alguns tópicos irrelevantes para vocês, então use sua criatividade e pegue o que for relevante. =)

  • Fazer o CPF e documento de identidade do nosso filho;
  • Fazer o passaporte;
    • Requerer o passaporte na Polícia Federal;
    • Pagar as taxas;
    • Fazer o agendamento para buscar o documento;
    • Pegar o documento.
  • Preparar a documentação para solicitar visto;
    • Traduções juramentadas;
    • Passaportes;
    • Formulários de aplicação;
    • Reconhecimento de diploma;
    • Fotos;
  • Venda dos pertences que não seriam levados;
    • TV;
    • Carro;
    • Geladeira;
    • Cama;
  • Comprar passagens aéreas;
    • Contratar um seguro saúde para a viagem;
    • Monitorar o valor das passagens;
    • Comprar os tickets;
  • Cancelamento de serviços
    • Água;
    • Contas bancárias;
    • Telefone/Internet;
    • Energia elétrica;
  • Aluguel de apartamento;
    • Pesquisar bairros de Munique;
    • Entrar em contato com hotéis, airbnb, e donos de apto (caso seja privado);
  • Fazer uma procuração e, nomear alguém no Brasil para poder te representar caso algum problema aconteça;
  • Comprar Euro (muito importante e nós esquecemos e pagamos caro por isso);

Nossa lista “Mudança para Munique” foi muito importante para nós, para termos prazos e trabalharmos juntos afim de não nos perdermos no meio do caminho, pois como tudo é novo, muitas informações ou passos importantes podem ser esquecidos e, isto traria resultados negativos além de que, organização nunca é demais e sempre é bom, afinal queríamos que tudo desse certo.

É importante acrescentar que, quanto mais tangível e planejada for a tarefa melhor, você também pode adicionar todos os detalhes que vivenciou nessas tarefas em uma espécie de comentário, usamos esse recurso e também nos ajudou, além de atribuições (minha esposa está cuidando disso, ou eu) e status (para fazer, em progresso, feito, bloqueado, backlog).

Vídeos do Youtube

Outra coisa muito importante durante as nossas pesquisas foram os vídeos do youtube e o feedback das pessoas que já haviam passado por estas etapas. Isso, economiza muito tempo de pesquisa e te guia muitas vezes pelo melhor caminho. Dentre, os assuntos que encontramos no youtube estão salários, impostos, saúde, educação, transporte e cultura, por conta disto, deixamos abaixo alguns dos canais que acompanhamos e continuamos acompanhando.

Note que, alguns vídeos fora do escopo de um canal também podem ser muito interessantes pra você, e eles não precisam falar de Alemanha, como por exemplo filhos bilíngues.

As Matutas

Aqui você vai encontrar informações variadas sobre costumes, cultura, educação, estilo de vida, alimentação, pontos positivos e negativos da vida na Alemanha.

Link para o canal do youtube.

Marubarby

Marubarby se refere ao nome Marusa Bárbara (dona do canal), ela é de Florianópolis, Santa Catarina e vive em Munique na Alemanha.

Você encontrará informações sobre compras na Alemanha (incluindo mercado, roupas, móveis, imóveis, etc), contas bancárias e atualmente o foco atual do canal é voltado para a área de atuação da dona do canal, estética.

Link para o canal do youtube.

Carla Schulz

Educação, seguro saúde, impostos, compras de maneira geral, dicas sobre o idioma local são alguns dos tópicos que você poderá encontrar no canal dela.

Link para o canal do youtube.

Canal Backpackingalone

Reconhecimento de diplomas e outras questões burocráticas, trabalho, estudo, casamento, comidas, remédios, carteira de habilitação entre outros assuntos podem ser encontrados aqui.

Link para o canal do youtube.

Viaje com a Cris

Como alugar um apartamento e que tipo de despesas estão ou não inclusas, como por exemplo luz, água, taxa de rádio (não se surpreenda, todos tem que pagar isso aqui), custos de vida de maneira geral e, como o próprio nome do canal sugere a Cris leva você pra viajar junto com ela.

Link para o canal do youtube.

Alemanizando

Um casal que traz dicas sobre assuntos gerais e mostra como é vida na capital da Alemanha, sendo que, dentre os temas que você poderá encontrar no canal estão: custo de vida, dicas do idioma local, curiosidades e fatos históricos sobre a Alemanha.

Link para o canal do youtube.

Considerações finais

Mesmo com um monte de pesquisas e organização, ainda assim foi muito difícil encontrar as informações que nos preparassem para saber o que fazer aqui nas mais diversas situações, então decidimos por escrever sobre aquilo que vivemos, desta forma podem saber como nos sentimos e onde encontramos apoio.  Apoio, esta palavra é muito importante para quem pensa em mudar de país, apoio da família que fica, da família que vai junto e também dos conterrâneos, é um fato muito curioso que não levamos em conta esta última forma de apoio, pois não imaginamos que ao chegar aqui você pode contar com o acolhimento dos grupos de conterrâneos vivendo neste país.

É bem verdade que, diversas foram as vezes que precisamos de alguma informação e a encontramos nos grupos do Facebook de Brasileiros que vivem na Alemanha e inclusive aqui mesmo em Munique um grupo de mulheres brasileiras (MBM) que me recebeu e ajudou com diversas questões inclusive a saudade do Brasil, mas isso é assunto para outro texto já que elas fazem um trabalho incrível e louvável.

Se você tiver alguma dúvida específica, deixe um comentário ou envie pra gente uma mensagem em nossa página de contato ou perfis do facebook. Ficaremos felizes em ajudar você assim como recebemos o amparo de outras pessoas quando estávamos pesquisando. Bis später.